PDI 2019 – 2023


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PDI: O que é?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de gestão que norteia a instituição em aspectos como a filosofia de trabalho, sua missão, os objetivos estratégicos e as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações.

Em 2018, o IFPR realizou a construção coletiva do documento que estará vigente entre 2019 e 2023.

Este plano é fundamental para a implementação e acompanhamento das estratégias, orientação das ações e a realização dos projetos da instituição, estimando recursos, potencializando o cumprimento dos objetivos institucionais.

A elaboração do PDI é uma exigência do Ministério da Educação às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do Decreto 9.235 de 15/12/2017.

O PDI do IFPR é fruto da participação e do trabalho conjunto de muitas mãos, agregando conhecimento de servidores técnico-administrativos, docentes, discentes e representantes da comunidade.

A sua elaboração teve como premissas:

  • Caráter de construção coletiva;
  • Abordar os conteúdos previstos no Decreto nº 9.235/17;
  • Ser submetido à apreciação pública e dos órgãos superiores do IFPR;
  • Garantir ampla divulgação, facilidade de acesso e participação da comunidade interna e externa;
  • Ser instrumento norteador para a implementação e acompanhamento dos objetivos, estratégias e projetos da instituição.
  • A renovação do PDI para o novo lustro, como ferramenta de gestão e também como documento necessário para recredenciamento e regulação de cursos superiores junto ao MEC, teve seu primeiro passo formalizado pela Portaria nº 1.253 de 09 de outubro de 2017, com a criação da Comissão de Coordenação Geral do PDI 2019-2023, com a finalidade de supervisionar o processo, o desenvolvimento das etapas, acompanhar as ações e coordenar, orientar, acompanhar, monitorar e validar o trabalho das outras comissões. A comissão iniciou seus trabalhos na definição e organização das etapas que seriam desenvolvidas na construção do PDI e foram designadas seis comissões temáticas, uma para cada eixo do PDI a ser desenvolvido, para auxiliar na construção do documento.

    Numa atitude inovadora no IFPR, foram realizadas audiências públicas em todos os campi do IFPR, além do EaD e Reitoria, para garantir a participação da comunidade externa e interna numa construção coletiva, participativa, democrática e transparente.

    Foram realizadas no total 27 audiências públicas, percorrendo todas as cidades onde estão os Campi do IFPR, com mais de 5.000 participantes e quase 900 contribuições.

    Posteriormente as audiências, os campi elaboraram o seu planejamento, construído à luz das contribuições da audiência, e disponibilizados no sítio institucional.

    Às comissões temáticas coube a consolidação desses planejamentos e o alinhamento final do documento do PDI, com as políticas institucionais.

    A Missão, Visão e Valores da Instituição foram discutidas e debatidas em cada campus, e incorporadas ao planejamento do campus como propostas para a Instituição. E tendo em vista esse trabalho realizado pelos campi e a consolidação desses apresentada pela Comissão Técnica junto à Comissão de Coordenação Geral do PDI 2019-2023, essa deliberou as propostas de Missão, Visão e Valores, que foram apresentados ao Colégio de Dirigentes em Agosto de 2018 e aqui são submetidas a consulta pública. Constam nos itens 1.1.2, 1.1.3 e 1.1.4.

    Em conjunto com os planejamentos dos campi e as decisões estratégicas da Comissão de Coordenação Geral do PDI, alinhados com os objetivos estratégicos, foram criados um rol de indicadores das atividades fim da instituição, onde os campi estabeleceram suas metas para o quinquênio do PDI, constantes no item 1.2.4. Essas metas, assim como os demais itens do PDI deverão ser monitorados com o software FORPDI, plataforma Open Source para elaboração, gerenciamento, acompanhamento e divulgação de Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI).

    Em Agosto de 2018 foi realizado o I Encontro de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional, onde foi apresentado a todos os presentes o histórico de construção, a estrutura de conteúdos, os indicadores e metas e os próximos passos previstos para o documento.

    Em Outubro de 2018, a versão preliminar do documento foi concluída para ser submetida à consulta pública.

    As contribuições que foram pertinentes foram incorporadas ao documento, produzindo a versão final do PDI, que após ser submetido às aprovações do Conselho de Administração e Planejamento, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e posteriormente, do Conselho Superior, na reunião ordinária de dezembro.

    Uma das grandes preocupações na elaboração do PDI foi garantir que o elenco de conteúdos fosse aderente aos requisitos legais definidos pelo Decreto nº 9.235/2017 e pela Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação – PNE. Para isso foi elaborado um “esqueleto” orientativo para a construção do documento, contendo todos os requisitos legais que o PDI deveria conter. Visando facilitar o entendimento do leitor e, em especial, dos órgãos de controle, foram criadas seções específicas de relacionamentos que permitem a identificação pelo leitor da descrição do requisito legal e o item do PDI que o requisito está sendo atendido.

    Vide abaixo, itens referentes às aderências nos adendos:
  • Aderência do PDI IFPR com os itens do Art. 21 do Decreto nº 9.235/17;
  • Aderência do PDI IFPR com as Metas do PNE.